segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Atividade 3:

Reflexões sobre o texto:
¨A AFETIVIDADE E A AUTO ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA¨
José Manuel Moran
Segundo Moran, ¨Temos baseado a educação mais no controle do que na colaboração...¨
Para alguns professores, dominar a turma ou o aluno é fundamental, é importante conter seus ímpetos, sufocar seus arroubos, calar a classe, pois, com as rédeas nas mão, consegue ¨dar aula¨.
A didática de dar aula nesta concepção, nada mais é do que transmitir o conhecimento sem o cuidado de como o conhecimento foi processado pelo aluno, com a metodologia de dominar a turma ou o aluno rebelde, as relações professor aluno tornam-se distanciadas, sem diálogo, o aluno não sente que o professor importa-se com ele e com sua aprendizagem.
O papel do professor é fundamental na auto estima do aluno, ele precisa sentir reconhecido seus valores, seu potencial, ter alguém que acredita que ele pode, estimula a vontade, ele passa a gostar do que faz e reconhecer-se capaz.
O professor que conhece seu aluno, respeita-o e ajuda-o a se conhecer, torna-o uma pessoa segura que se permite enfrentar desafios, buscar soluções para os problemas, pedir ajuda, sabendo que ele ainda não consegue fazer algo, se permite aproximar de quem pode ajudar.
O bom relacionamento professor aluno influencia não só na aprendizagem como no comportamento e nos relacionamentos do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário